Skip to main content

Primeiras impressões dos AirPods Pro 3

Não sou de fazer reviews ou falar sobre a minha experiência com produtos em um ambiente com espaço (leia-se um blog), mas inspirado no post do Matt Birchler (em inglês), quis comentar minhas primeiras impressões dos AirPods Pro 3.

Confesso um pequeno viés: estava a espera desse produto tem algum tempo. Antes dele, tinha os AirPods Pro 2, e eles já estavam cansados.

Não me entenda mal, eles funcionavam bem ainda, mas a bateria já não é mais a mesma, algo inerente desse design. Querendo ou não, por serem tão pequenos, uma vez que a bateria começa a degradar não tem nada que possa ser feito a não ser...comprar outro.

O fato dos meus AirPods Pro 2 terem o case com lightining também não ajudava, recorrendo normalmente ao carregamento sem fio. Por isso, fiz a reserva dos AirPods Pro 3, pra receber no dia do lançamento (19/09/2025).

Novidades

As novidades dos AirPods Pro 3 vieram na forma que eu queria: som, cancelamento de ruído e bateria.

A bateria era óbvia: par novo em folha, nada a comentar, 5 estrelas. Feliz de ter mais autonomia, mas por enquanto, estou me beneficiando só do fato de serem novinhas.

O cancelamento de ruído foi a surpresa da vez, com uma melhoria bastante inesperada. Eu duvidava do marketing 2x melhor que o anterior e 4x melhor que o primeiro - mas eles entregam. Fiquei surpreso o quão melhor eles são em cancelar o ruído do dia-a-dia.

O meu benchmark é a minha própria casa, moro ao lado de uma rua bem movimentada o dia inteiro com carros e ônibus. Desde o momento que acordo pra tomar café, há uma quantidade grande de carros e gente na rua. Nos Pro 2 não era ruim de jeito nenhum, mas definitivamente muito mais ruídos passavam, principalmente barulhos de carro.

Os Pro 3 parece que estou no ambiente mais silencioso da face da terra - pode parecer exagero, mas acredita, não é.

Eu não sei o quanto disso vem das ponteiras novas e o quanto é processamento. Independente, fiquei bastante feliz. Ainda há o que testar - amanhã mesmo estarei em um voo ouvindo e testando pela primeira vez em uma viagem, mas já fiquei impressionado com o que vi.

O que eu não esperava era que essa melhoria viesse em detrimento do modo transparência.

Nos Pro 2 era notável o quão natural (ou tão natural quanto possível) o modo transparência era. Claro, é microfone, então não era perfeito, mas estava perto. Nos Pro 3 tenho a impressão de algo mais robótico, menos natural e mais difícil de entender o que é dito.

Nunca fui a pessoa que mantinha os AirPods no ouvido enquanto falo com alguém, por exemplo, no mercado ou em qualquer lugar. Mas era uma mão na roda enquanto estava cozinhando e precisava trocar algumas palavras com a minha parceira. Definitivamente uma mudança que não me agradou, veremos cenas dos próximos capítulos.

O som continua incrível. Vi alguns relatos de pessoas que não gostaram das mudanças, mas ainda não vi nada de pior. Está exatamente do jeito que me acostumei. Não sou a melhor pessoa pra detectar esse tipo de mudança, então leve isso pelo que é - talvez você sinta alguma diferença. Os microfones estão melhores, mas ainda tenho mais testes a fazer antes de poder bater o martelo[1].

Mais do mesmo?

Lendo tudo isso de novo, me fez notar que as mudanças no fim das contas foram...pequenas. Pra um produto como os AirPods, é compreensível. Ele é atualizado com menos frequência que outros produtos, e não posso dizer que fiquei decepcionado, mas apesar das mudanças, fica a sensação de "não valeu a pena".

Pode ser só uma primeira impressão, até porque, querendo ou não, os AirPods Pro são facilmente um dos produtos que mais uso no meu dia-a-dia. Só o tempo pra dizer se foi um upgrade bom o suficiente. Por enquanto, estou mixed feelings.

Pelo menos eles não aumentaram de preço (só de tamanho).


  1. Vocês não vão me ver comentando aqui também da tradução automática e nem do batimento cardiáco porque...bem, não tenho testes ainda, e nem sei se faz sentido testar. Se algo me chamar atenção, publico por aqui, mas é suficiente dizer que não comprei os AirPods Pro 3 por causa dessas funcionalidades. ↩︎